domingo, 8 de março de 2009

8 de Março - Dia Internacional da Mulher



A luta continua!
Recife, 05 de Março de 2009
Uma História de Lutas
Em 8 de março de 1857 cerca de 130 mulheres estavam em greve dentro de uma fabrica de tecidos em Nova York, nos Estados Unidos da América (EUA). Queriam reduzir a carga horária de 16 horas por dia para 10 horas. Elas ganhavam um terço do salário dos homens, que seria algo em torno de cento e cinqüenta reais, trabalhando o dobro do que trabalhamos hoje em dia.

As portas da fábrica foram fechadas com elas dentro. Logo surgiram labaredas de fogo, que se alastraram por toda a edificação, e elas sem ter como sair morreram queimadas. Anos depois, para homenagear essas mulheres lutadoras, o dia 8 de Março tornou-se o Dia Internacional da Mulher e passa ser lembrado em todo o mundo.

Um Presente de Lutas
Hoje a situação das mulheres mudou. Graças a luta de tantas outras companheiras, as mulheres hoje votam, podem ser candidatas, tem direito a licença maternidade. Mas estas conquistas ainda são extremamente pequenas quando se percebe a situação atual das mulheres. Elas continuam responsáveis pelo lar e assim são submetidas a dupla jornada de trabalho, continuam recebendo menos que os homens pelo mesmo trabalho. Sofrem a violência doméstica e familiar. Hoje a AIDS cresce mais entre as mulheres tornando-se uma verdadeira epidemia, são as mulheres e as crianças as principais vítimas das guerras como a da Palestina.

Mulheres Sem Teto na Luta por seus Direitos
Nós somos mulheres das Ocupações Josué de Castro e Sete de Setembro. A Sete de Setembro, com mais de 150 famílias, ocupa há um ano e 6 meses um antigo CISEP, que estava abandonado há muito tempo. Já a Ocupação Josué de Castro, com 100 famílias, está a seis meses ocupando um terreno abandonado na Av. Recife, por um rico negociante do Sul do país, que deve muito dinheiro em impostos ao Governo Federal.

Agenda
Participe das Atividades!

6 de Março
A partir das 14 horas, Oficinas de Gênero e apresentação do filme “Terra Fria” pelo Cineclube Pirilampo.
Local: Sede da APEMAS – Rua do Vasco da Gama, 925, Vasco da Gama, Recife.
Tel: 32678237. E-mail: apemas@yahoo.com.br

08 de Março
Caminhada das Mulheres das Ocupações Josué de Castro, 7 de Setembro e Terra Nostra no IPSEP. Concentração na Ocupação 7 de Setembro a partir das 9 horas.
Panfletagem na Praça Mauricéia e confraternização.
Contato: Roselle – 86848942

Fórum de Ações Populares de Pernambuco
www.forumpopular.org.br

Nenhum comentário: